Pages

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Processo de criação - Referências e vivências

"Oficinas de Canto, Teatro e Percussão" é mais um projeto social de arte-educação realizado pelo EMCANTAR. O projeto tem foco na vivência e criação em linguagens artísticas integradas com realização de oficinas semanais com crianças e adolescentes alunos de escolas públicas do setor leste de Uberlândia-MG.
Um dos desafios do projeto é produzir uma apresentação artística inédita que será destaque em um evento de mobilização cultural na região leste de Uberlândia.


"Cidades Invisíveis" é o mote para a produção artística que será apresentada em Novembro pelos participantes. Para isso, os oficineiros trabalham com o texto Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino que tem dado base a criação cênica e dramatúrgica. A obra é um relato de um viajante sobre diversas cidades imaginadas que dão lugar a um novo tempo e espaço que só se alcança no PENSAMENTO.

A concepção estética da produção artística busca referências do teatro contemporâneo, onde a gestualidade se compõe de modo não realista, com ações sobrepostas, explorando elementos de repetição e duração. Um bom exemplo é o vídeo do BOB Wilson - Shakespeares Sonette.


Outra vertente artística que está sendo explorando nas oficinas é a criação a partir de vivências de danças brasileiras, como o COCO, Moçambique e a Congada. Com base nesses ritmos,os participante iniciam um processo de criação de percussão corporal.

Vídeo do Grupo Barbatuques - RIO 2 - Beautiful Creatures



O repertório musical apresentado aso participantes varia de Pixinguinha à Heitor Vila-lobos, como o clássico Trenzinho do Caipira. Fique atento ao blog para ver todas as novidades deste e outros projetos.

FACEBOOK GRUPO EMCANTAR

0 comentários:

Postar um comentário