Pages

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Audiovisual e Literatura meditando juntos

A mente mente.
Pedro Lucas de Oliveira


Na quarta-feira desta semana (dia 26/08), as turmas de Literatura e Audiovisual se uniram para fazer uma atividade de meditação guiada ao ar livre, sentindo o calor do sol, o frescor do vento e o som de uma suave música instrumental chegando aos ouvidos.

Começamos a manhã realizando alguns exercícios de tai chi chuan*, para que pudéssemos nos concentrar, acalmando o corpo e os pensamentos.

Em seguida, sentados em colchonetes na grama, realizamos um exercício de respiração e fomos conduzidos por uma meditação guiada por Aline Miguel, na qual imaginamos um diálogo entre a mente e o coração. A proposta era a de que pensássemos em nosso EU como um todo, capaz de se empoderar quando promove o alinhamento entre  pensamentos e sentimentos.

A atividade foi a base para que, em seguida, pudéssemos estudar a estrutura de um texto dramático** e para que pudéssemos produzir nossos próprios textos, com diálogos entre a mente e o coração (que poderão ser utilizados pelas turmas de audiovisual para produzir roteiros).

Temos observado, em ambas as turmas, que após atividades como essa, os meninos se concentram mais, ficam menos agitados e, por consequência, produzem mais, em suas respectivas modalidades artísticas.

O dia foi muito gostoso e produtivo. Algumas pessoas se emocionaram e muita coisa legal saiu dali.

Dá só uma espiadinha:


Depois da meditação...

CORAÇÃO: Oi mente, tudo bem com você?
MENTE: Bem. E você?
CORAÇÃO: Estou ótimo. Como se sente depois da nossa meditação?
MENTE: Foi bem legal ficar refletindo. Eu consegui me concentrar.
CORAÇÃO: Ai, que bom né?
MENTE: Sim. E você? O que você sentiu?
CORAÇÃO: Bem, eu senti muita emoção dentro dessa menina.
MENTE: Eu percebi.

Kamilly Cristina






* Tai chi chuan: arte marcial chinesa, reconhecida como uma forma de meditação em movimento.
** Texto dramático: gênero literário - que normalmente não utiliza a figura do narrador - escrito com a finalidade de ser representado teatralmente.

0 comentários:

Postar um comentário