Pages

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Projeto começa a preparação do seu Kit Multimídia

As crianças e adolescentes do projeto Tecnologia Escutatória chegaram agora ao momento mais esperado de todo trabalho realizado até aqui: produzir o “Kit Tecnologia Escutatória”, que será composto por um livro e um DVD.

A partir dos processos de estímulo, criação e produção desenvolvidos por meio da Tecnologia Escutatória, os alunos estão produzindo textos, ilustrações e vídeos.

Aline Miguel, oficineira do Projeto, afirma que o kit, com as seleções das produções realizadas durante as oficinas, é o produto mais esperado por todos. “O Kit é o produto principal resultante das oficinas realizadas semanalmente com alunos da periferia de Uberlândia (MG)”, afirma Miguel.

Ainda segundo ela, durante a produção dos curtas-metragens que irão compor o DVD, os participantes das oficinas se preocupam com aspectos que vão desde a criação de roteiro até a montagem de cenários e figurinos. “Trata-se de um processo completo de criação”, conta.


As produções de audiovisual realizadas pelos alunos até agora versaram sobre vários gêneros do cinema. “Destaco um dos vídeos produzidos que se refere aos anos 60. Toda sua construção foi baseada em pesquisas sobre a terminologia das gírias dessa época, as expressões e a moda”, acrescenta Miguel.



Já as oficinas de literatura resultaram na produção de textos diversos, tanto em formatos quanto em relação aos conteúdos, que são inventados e reinventados como numa brincadeira com as palavras. Segundo Aline Caixeta, uma das responsáveis pelas oficinas, os participantes apresentam uma enorme naturalidade em trabalhar com a linguagem poética. “Eles não tem medo de poesia. Têm um olhar poético para o cotidiano e o reconfiguram a partir da poesia. Chama a atenção também a facilidade em aplicar as figuras de linguagem e a criatividade no trato das palavras.” O livro irá contar com poemas, histórias individuais e coletivas e várias ilustrações, conta Caixeta.




Tenha mais um gostinho do que vem aí no Kit do Projeto Tecnologia Escutatória em outros post's do blog:
http://tecnologiaescutatoria.blogspot.com.br/2014/08/meu-amigo-de-infancia.html



0 comentários:

Postar um comentário