NOVO BLOG!

Conheça o blog do projeto Transforma Oficinas de Artes Cênicas

Tecnologia ESCUTATÓRIA

Conheça sobre a tecnologia educacional

Literatura

Incentivo a leitura

Acesse

Outros projetos sociais

Pages

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Mostra de Vídeos das oficinas de Audiovisual

Luz, câmera e ação...




Foi um ano de muitas brincadeiras, crescimento, aprendizado e muitos filmes!!! "Brincar" de ser cineasta foi ótimo e nos propiciou uma obra de arte linda para ser apreciada: a nossa mostra de vídeos! A Mostra de Vídeos aconteceu no dia 28 de novembro na programação do evento Alvorada Cultural.

Assista a Mostra de Vídeos:


            
" Percebi que através do cinema eu posso expressar meus sentimentos! E eu vou fazer faculdade de cinema, um dia. Eu vou!"  (Vitória Moura- 14 anos- participante das oficinas de audiovisual oferecidas pelo EMCANTAR desde de 2012)

No dia 28 de novembro os participantes mostraram-se como agentes ativos da sua cultura para a comunidade que estão inseridos e usaram o cinema como ferramenta, pois "Cinema é ir além de qualquer expectativa, é resistência da sua cultura e do seu ser, mas acima de tudo é construir pontes e desfazer muros" (Aline Miguel, arte-educadora de audiovisual e cineasta).

A Mostra de Vídeos, um dos resultados do projeto, foi assistida com atenção, respeito e admiração por toda a comunidade presente, que teve a oportunidade de conhecer, em apenas 20 minutos, o talento dos meninos e meninas participantes. E ela é fruto sim de muito talento, esforço, comprometimento, aprendizagem e desenvolvimento humano.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sucesso!

No último sábado, dia 28 de novembro, nós, das oficinas de literatura, pudemos enfim coroar o nosso trabalho, com o lançamento oficial do nosso livro - o Ideias Incontidas 4 - durante a realização do Alvorada Cultural.

Os 200 exemplares reservados para distribuição no evento se esgotaram em pouco mais de duas horas e recebemos muitos elogios acerca da qualidade de nosso produto.




Além de termos nos apresentado no palco do Alvorada, circulamos pelo evento, distribuindo autógrafos e respondendo perguntas acerca do processo de construção da obra.

Assim, fechamos o ano "com chave de ouro", deixando aqui uma mensagem para nosso leitor...

                                                                                                         Para que serve literatura?

Para soltar a imaginação, quando a gente estiver muito pensativo.
Para desabafar, quando o coração estiver apertado.
Para aprender a ter respeito, quando todo mundo te desrespeita.
Para fazer uma serenata, quando a gente está apaixonado.
Para conhecer outros mundos, sem sair do seu mundo.
Para viajarmos, quando estamos sem dinheiro.
Para dizer que a gente está com saudade, quando alguém da família morreu.
Para ser feliz, quando a vida está chata.
Para vencer a timidez, quando a gente tem vergonha.
Para se distrair, quando tem prova no dia seguinte.
Para ser poético, quando a tristeza é densa.
Para fazer uma comunhão, quando a gente está na solidão.
Para brilhar, quando sua luz está apagada.
Para ter esperança, quando não se tem mais nada.
Para criar livro, quando vier a inspiração.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

E vamos ao cinema!

Tem jeito melhor de fechar o ano do que fazendo um passeio cultural?

E se for para ir ao cinema, melhor ainda não é?

No dia 24 de novembro, em nossa última semana de oficinas, nós, da turma de Literatura, fomos ao Cinépolis, acompanhados pelas turmas de Audiovisual e do Jovem Sustentável; para assistir ao longa Jogos Vorazes: A esperança - O final.



Estrelado por Jennifer Lawrence no papel principal, o filme encerra a história de Katniss Everdeen, a heroína responsável por começar uma rebelião política contra a opressão governamental de seu país. No último filme da série, ainda no papel de um símbolo de esperança, Katniss e um seleto grupo de soldados se lançam a um ataque decisivo contra o presidente Snow e o poderio da Capital; enquanto a guerra civil assola o país.



Além de pipoca e refrigerante, pudemos curtir o filme em 3D, o que foi uma experiência inédita para muitos de nós.

Após a sessão, conversamos sobre algumas das temáticas abordadas pelo filme, refletindo acerca de temas um tanto complexos, tais como: justiça, vingança, guerra, política e paz.




Além de divertida, a experiência foi muito enriquecedora, para todas as turmas e proporcionou ótimos momentos de descontração e de troca de ideias e experiências.

E que venham as férias!


terça-feira, 17 de novembro de 2015

Bastidores do filme: Persona

persona
substantivo feminino
  1. 1.
    psic na teoria de C.G. Jung, personalidade que o indivíduo apresenta aos outros como real, mas que, na verdade, é uma variante às vezes muito diferente da verdadeira.
  2. 2.
    personagem literário em que o autor se encarna.
    "David Copperfield, p. de Dickens"

"Professora o nosso personagem poderia ter várias personalidades?" Vitória Rodrigues - 14 anos

Cena do filme Persona
Depois desse questionamento surgiram várias ideias para o roteiro. Os participantes pesquisaram o significado de personalidade e persona para construírem o personagem principal do filme.
Vamos dá uma olhadinha numa cena do filme?!


Ficou com vontade de assistir o filme completo?
Então não perca o Alvorada Cultural, que será realizado no dia 28 de novembro no Clube Cesag (Rua Maria Augusta de Morais nº 4 no Bairro Alvorada). Nesse dia ocorrerá a Mostra de Vídeos das oficinas de audiovisual e o filme Persona será exibido.


Te vejo no Alvorada!




terça-feira, 3 de novembro de 2015

Dia Nacional do Livro

No dia 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro, recebendo as Contadoras de Histórias: Heloísa e Cecília, da Biblioteca Municipal de Uberlândia, para uma manhã super divertida!

Iniciamos nossas atividades, ouvindo as histórias: "O pescador e o anel" e "O vento Norte"; que foram seguidas de uma dramatização do primeiro conto e de um jogo de memória, relacionado ao segundo.

Depois brincamos de Lateralidade, exercitando nossa atenção; e ganhamos um super presente, que tinha tudo a ver com a data:

Foi com grande generosidade que nossas convidadas nos presentearam com uma linda caixa, cheia de livros infantojuvenis, que imediatamente pegamos emprestados para levar para casa! As obras foram cuidadosamente selecionadas pela equipe das Contadoras de Histórias, desde Junho (quando realizamos um passeio à Biblioteca Municipal) e são de excelente qualidade literária.

Desse modo, concluímos com sucesso nossa parceria com a Biblioteca e fechamos nossa Campanha de Arrecadação de Livros, satisfeitíssimos com os resultados alcançados.

Nossa eterna gratidão à disposição e ao carinho das Contadoras de Histórias, e a todos os que participaram da Campanha.

Confira as fotos abaixo:







quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Passeio cultural: Parque gráfico

Depois do sucesso da visita à Biblioteca Municipal de Uberlândia (no começo do ano), a turma Parágrafo* realizou, no dia 22 de outubro, seu segundo passeio cultural.

Dessa vez, o objetivo foi conhecer o Parque Gráfico da Algar Mídia, onde são impressos milhares de jornais todos os dias. Percorremos o local, conversando com os profissionais envolvidos na composição, editoração e impressão dos jornais; e observando as máquinas utilizadas no processo.

Além de interessante, a experiência foi muito enriquecedora e nos deixou morrendo de vontade de escrevermos o nosso próprio jornal! Vamos ver o que vai sair daí...

Confira abaixo as fotos do passeio:






* grupo de aproximadamente 20 crianças, de idades compreendidas entre 6 e 10 anos, participantes das oficinas de literatura desde Março/2015.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Conto coletivo: Por que as lágrimas são salgadas?

Você sabe por que as lágrimas são salgadas?

Nessa semana, a turma Dois Pontos resolveu aproveitar a oficina de literatura para criar um conto coletivo que explicasse a razão.

Além de termos tido uma manhã super divertida, exercitamos o trabalho em equipe e conseguimos escrever uma história que nos deixou muitíssimo satisfeitos.

Esperamos que você goste da leitura.

Por que as lágrimas são salgadas?


Há muito tempo atrás, havia um casal muito bonito. Eles se chamavam Isabel e Isaías e eram os primeiros humanos do mundo. Eles gostavam muito de nadar nos rios, comer frutas, correr atrás dos animais, caçar borboletas, jogar bola e pegar vagalumes.

Como a vida deles era muito doce, quando eles choravam (ou porque estavam muito alegres, ou quando algum animal morria), suas lágrimas também eram doces.

Mas certo dia, houve uma forte tempestade e o rio ficou muito cheio. A enchente estava muito forte e ali perto, um cachorrinho chamado Beethoven estava brincando com uma pedra preciosa, quando então os dois caíram no rio e foram levados pela correnteza.

A Isabel gritou:

- Minha pedra preciosa!

E o Isaías gritou:

- Meu cão precioso!

E os dois pegaram o barco que eles tinham construído para pescar e foram salvar o Beethoven e a pedra.

Eles conseguiram alcançar o cachorro e o puxaram para dentro do barco, mas a pedra afundou na água e o rio a foi levando.

Então Isabel falou:

- Será que algum dia eu vou rever a minha pedra preciosa outra vez?

- Calma. – disse o Isaías – A gente vai conseguir encontrar a sua pedra. É só ir descendo o rio e ver onde ele vai dar.

Então eles foram navegando até chegarem onde o rio desaguava no mar.

Assustado, o Isaías falou:

- Nossa! Que lugar mais cheio de nada!

E a Isabel completou:

- Nunca vi igual! Esse rio é enorme de grande! Eu nunca vou achar a minha pedra.

Ela fez uma cara muito triste e o Isaías tentou animá-la:

- Vamos tentar. É só a gente nadar.

Então os dois pularam do barco, enquanto o Beethoven ficava esperando. Eles precisavam nadar com os olhos bem abertos, para ver se enxergavam a pedra, e entrou muita água nos olhos deles.

Isabel e Isaías nadaram por muitos dias, mas não conseguiram encontrar nem sinal da pedra.

Um mês depois, cansados de só encontrar areia, eles finalmente desistiram e resolveram voltar para casa com o Beethoven.

A Isabel ficou tão triste que veio chorando o caminho todo e o Isaías, triste de ver a mulher chorar, começou a chorar também.

Os dois perceberam que suas lágrimas tinham ficado salgadas por causa da água do mar e daí em diante, todas as pessoas que nasceram passaram a chorar salgado.


Produção coletiva da turma Dois Pontos


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Chama o Lourival


Confira a reportagem exibida no programa Balanço Geral sobre as oficinas de audiovisual do projeto Tecnologia Escutatória com a divertida presença do famoso Lourival.






quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Bate-papo com uma escritora

Para fechar o mês de setembro, duas das turmas de literatura tiveram a oportunidade de fazer uma visita à chácara da escritora uberlandense Martha Pannunzio, com o intuito de entender um pouco mais do que é o dia-a-dia de um escritor, quais são os seus desafios e as suas motivações para escrever. Como autores que somos, prestes a lançar o nosso livro (Ideias Incontidas 4), podemos dizer que essa foi uma experiência riquíssima!

Além de termos dado boas risadas e de termos ouvido um punhado de casos, fizemos várias perguntas, passeamos pela chácara, ganhamos um saco de tamarindos e até fizemos amizade com uma linda espécime de mutum, chamada Zefa!


Nosso trabalho com a obra de Martha Pannunzio vem sendo efetuado desde o começo do ano, por meio do estudo de sua biografia e da leitura coletiva da obra "Era uma vez um rio", que muito nos emocionou.

Não temos palavras para agradecer pela oportunidade e pela força que o passeio nos deu para que pudéssemos continuar o nosso trabalho.

Livros publicados pela autora:

- Veludinho
- Os 3 capetinhas
- Bicho do mato
- Era uma vez um rio
- Bruxa de pano
- Você já viu gata parir?

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Curta-metragem: Entre Mente e Coração

Temos um presente para você!!!
O filme Entre Mente e Coração está online! Você irá conferir cada frame dessa obra prima.
Cena do filme
Os participantes tiveram um linda caminhada para chegar ao final dessa obra e acompanhamos tudo pelo blog...
Você não acompanhou? .... Não se preocupe!! Clique aqui e saiba de todo  o processo.

Vamos ao que interessa agora?! Prepara a pipoca e chame todos que estão com você para assistir Entre Mente e Coração


Até a próxima!
Luz, Câmera e Ação...

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Projeto Curupira encanta comunidade Araguarina

O Grupo Artístico do Curupira fechou a temporada de apresentações na comunidade em grande estilo!! 

Em agosto, voltando das férias a meninada foi convidada para finalizar o Evento Mutirão das Fiandeiras na Comunidade São Vicente de Paulo. Foi uma festança muito boa e os participantes ficaram emocionados em compartilhar sua arte com os idosos da casa.

E para trazer mais estímulo aos artistas, dia 27 de setembro, num lindo domingo, depois de um delicioso café da manhã a criançada se apresentou na Assembleia Geral dos Vicentinos, que aconteceu no Educandário Lar da Criança. A apresentação foi aplaudida em pé com muito entusiasmo pelo público que ficou encantado com a descontração dos pequenos cantadores.







segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Bastidores do filme "Entre Mente e Coração"

Você lembra daquela aula em conjunto com a turma de literatura? 

Não?! ... Para recordar clique aqui 

Lembrou?! ... Depois de alguns exercícios de audiovisual e claro muitas brincadeiras surgiu um belo roteiro. Uma palhinha para vocês:

ROTEIRO
Entre Mente e Coração

CENA 01 – RUA – EXTERNO - DIA
Na rua ANA JÚLIA  anda apressada e com uma pasta de folhas na mão, olha o relógio toda hora e sai esbarrando nas pessoas que passam
ANA JÚLIA
Ei ...cuidado...não vê por onde anda
A ANA JÚLIA olha no relógio 
ANA JÚLIA
Estou atrasada!! 
Continua...

Agora confira nossa personagem principal - ANA JÚLIA- uma executiva que trabalha muito e está sempre estressada:

Personagem interpretado pela participante Júlia Rabelo - 11 anos

Vamos conferir mais algumas fotos:




E as gravações continuam...em breve o filme estará no AR!! 

Até a próxima... 
Luz, Câmera e Ação!!




quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Produção de Cinema na Escola

Todos já sabem que os participantes das oficinas de audiovisual produzem muitos filmes de vários gêneros dentro do Projeto Tecnologia Escutatória. Agora temos uma novidade muito boa para vocês!

O Projeto Tecnologia Escutatória extrapolou os limites das oficinas de audiovisual e chegou a Escola por meio da participante Vitória Rodrigues - 14 anos.

Futura cineasta Vitória Rodrigues

Na disciplina de português foi proposto uma atividade na qual os alunos teriam que fazer uma adaptação de uma série, filme, livro ou conto para outra linguagem ou fazer uma releitura. Nesse momento Vitória percebeu uma possibilidade de aplicar  que aprendeu nas oficinas . 

"Nesse momento percebi que poderia fazer algo diferente na escola e ganhamos nota integral na trabalho professora!" - Vitória Rodrigues

Vamos curtir esse belo trabalho:



O filme foi uma releitura da famosa série norte americana The Walking Dead.

Roteiro especial no palco do Teatro Rondon Pacheco


Todo mundo brinca que criança hoje em dia já nasce sabendo usar um smartphone. E muito também se questiona sobre a medida adequada dessa utilização.

Pensando nisso, em potencializar a utilização saudável dessa tecnologia por crianças e adolescentes, é que o Projeto Tecnologia Escutatória oferece gratuitamente a crianças e adolescentes do setor leste de Uberlândia oficinas de audiovisual em que os participantes aprendem a fazer cinema utilizando as câmeras de seus smartphones. 

Durante as oficinas, que são semanais e acontecem no Clube Cesag, no bairro Alvorada, cerca de 240 crianças e adolescentes aprendem a ter um novo olhar sobre o cotidiano.

Brincando de fazer cinema os alunos se dividem nas funções de roteirista, produtor, diretor, ator, e com seus celulares gravam histórias surpreendentes. Hoje, para estas crianças e adolescentes, o celular se tornou um instrumento de produção de arte e conhecimento. 

Depois de tanto aprendizado tem muito menino e menina querendo estudar mais. É o caso da aluna, Vitória Moura, de 14 anos, que está no Projeto. Ela pensa em fazer a faculdade de cinema e até já se arriscou em fazer vídeos para a escola em que estuda. “Eu aprendi muita coisa e quero aprender muito mais, fazer mais e mais vídeos. Estamos gravando um DVD. Eu quero fazer cinema, ser uma cineasta de verdade”, diz a aluna.

Filmando no palco do teatro


Nesta semana de setembro, nos dias 15, 16 e 17, para enriquecer ainda mais o aprendizado, a turma do audiovisual vai participar de um workshop especial com os cineastas Iara Magalhães e Guilherme Lopes, no Teatro Rondon Pacheco.

Eles vão gravar no teatro um roteiro especial que está sendo preparado pelos cineastas e com isso terão a oportunidade de conhecer em detalhes um grande palco, com iluminação profissional, entre outras coisas”, explica Aline Miguel, arte-educadora do EMCANTAR que coordena as atividades, e ainda ressalta: “para estas crianças, este é um momento único, mágico, que certamente pode se refletir nas escolhas de vida e no futuro de cada um deles”.

As oficinas de audiovisual fazem parte do Projeto Tecnologia Escutatória, que é desenvolvido pelo EMCANTAR, em parceria com o Programa Transforma, do Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à cultura de Minas Gerais















terça-feira, 8 de setembro de 2015

Campanha de arrecadação de livros

E a nossa campanha continua!

Com o objetivo de desenvolver o hábito da leitura entre os participantes das oficinas, lançamos no começo do ano uma campanha de arrecadação de livros para ampliar o acervo de nossa biblioteca.
Algumas pessoas já entraram nessa brincadeira e deram suas contribuições, incluindo participantes das oficinas, como Vitor Martins Lima, que doou um de seus livros favoritos.

Veja a seguir o depoimento dele sobre isso:

"Meu nome é Vitor e eu gostei muito desse livro [Percy Jackson e os Olimpianos]. Levei meses para terminar, mas quando terminei, fiquei muito feliz. Quando meus colegas perguntaram para a Aline Caixeta se teria jeito de arrumar um livro do Percy Jackson para a biblioteca, eu falei para ela que eu poderia dar o meu para o projeto, para incentivar mais pessoas a ler. Acho que as pessoas que têm livros em casa e que não leem, podiam pegá-los pra ler ou passá-los pra frente!"

Agradecemos imensamente a todos que já contribuíram com nossa campanha e deixamos aqui o nosso convite para que você faça parte desse projeto.

Nosso muito obrigado à Antônio Andrade Moutinho, Alfredo Neto, Cleusa Bernardes e ao Programa Jovem Sustentável pela doação de obras de grandes autores, como: Mário Quintana, Machado de Assis, Vinícius de Moraes, Luis Fernando Veríssimo, Ricardo Azevedo, Manuel Bandeira, Ruth Rocha e Antoine de Saint-Éxupery.

Seguem abaixo as fotos dos livros arrecadados e uma lista de sugestões para quem quiser fazer parte da campanha.

Títulos doados por Antônio Andrade Moutinho e pelo Programa Jovem Sustentável

Títulos doados por Alfredo Neto

Cleusa Bernardes e participantes da oficina de literatura recebendo exemplares de "Djanira na Janela"



terça-feira, 1 de setembro de 2015

Curta-metragem: DARK .. Você tem coragem de assistir?

Quem nunca assistiu um filme de suspense ou terror e depois demorou a dormir?!
Ensaio para gravação do filme Dark

Um dos grandes responsáveis por essas noites de insônia é o grande cineasta Alfred Hitchcook, cujos os filmes possuem a preocupação principal de provocar uma reação de medo, ansiedade ou expectativa de uma ação iminente. Os seus filmes trazem como enrendo uma ação sempre iminente para acontecer e essa ação traz uma sensação de que algo ruim vai acontecer.
Construindo uma expectativa através de eventos sucessivos, aos quais eles não têm o poder de interferir de forma a prevenir os acontecimentos.

Alfred Hitchcook
Baseado nas grandes obras que Hitchcook nos deixou, os alunos criaram uma série de filmes de suspense. Vamos curtir agora o primeiro curta-metragem da série: DARK



Curtiram o vídeo ??
Que tal compartilhar com seus amigos !!!

Luz, câmera e ação.....

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Audiovisual e Literatura meditando juntos

A mente mente.
Pedro Lucas de Oliveira


Na quarta-feira desta semana (dia 26/08), as turmas de Literatura e Audiovisual se uniram para fazer uma atividade de meditação guiada ao ar livre, sentindo o calor do sol, o frescor do vento e o som de uma suave música instrumental chegando aos ouvidos.

Começamos a manhã realizando alguns exercícios de tai chi chuan*, para que pudéssemos nos concentrar, acalmando o corpo e os pensamentos.

Em seguida, sentados em colchonetes na grama, realizamos um exercício de respiração e fomos conduzidos por uma meditação guiada por Aline Miguel, na qual imaginamos um diálogo entre a mente e o coração. A proposta era a de que pensássemos em nosso EU como um todo, capaz de se empoderar quando promove o alinhamento entre  pensamentos e sentimentos.

A atividade foi a base para que, em seguida, pudéssemos estudar a estrutura de um texto dramático** e para que pudéssemos produzir nossos próprios textos, com diálogos entre a mente e o coração (que poderão ser utilizados pelas turmas de audiovisual para produzir roteiros).

Temos observado, em ambas as turmas, que após atividades como essa, os meninos se concentram mais, ficam menos agitados e, por consequência, produzem mais, em suas respectivas modalidades artísticas.

O dia foi muito gostoso e produtivo. Algumas pessoas se emocionaram e muita coisa legal saiu dali.

Dá só uma espiadinha:


Depois da meditação...

CORAÇÃO: Oi mente, tudo bem com você?
MENTE: Bem. E você?
CORAÇÃO: Estou ótimo. Como se sente depois da nossa meditação?
MENTE: Foi bem legal ficar refletindo. Eu consegui me concentrar.
CORAÇÃO: Ai, que bom né?
MENTE: Sim. E você? O que você sentiu?
CORAÇÃO: Bem, eu senti muita emoção dentro dessa menina.
MENTE: Eu percebi.

Kamilly Cristina






* Tai chi chuan: arte marcial chinesa, reconhecida como uma forma de meditação em movimento.
** Texto dramático: gênero literário - que normalmente não utiliza a figura do narrador - escrito com a finalidade de ser representado teatralmente.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Oficina de Quadrinhos com Hugo Criativo

Nos dias 17 e 18 do mês de agosto, tivemos a honra de receber um convidado super especial, que veio com a proposta de potencializar o trabalho desenvolvido nas oficinas de literatura, por meio da produção de quadrinhos.

Hugo Criativo, idealizador do projeto "Desenha que Melhora", foi o responsável pela oficina, trazendo seu talento, num gesto de muita gentileza, pelo qual somos imensamente gratos.


Em nosso primeiro dia de oficina, além de termos feito um piquenique super gostoso, cada um de nós produziu um personagem (respondendo às questões: Quem é? O que faz? e Onde mora?); para em seguir criar a turma do personagem (respondendo às mesmas questões) e desenhar o protagonista com quatro expressões faciais distintas.


Fomos para casa com a tarefa de pensar num roteiro para o quadrinho e, no dia seguinte - usando o que tínhamos construído na véspera - fizemos nossas produções, com o tema: Aniversário de Uberlândia. Durante a oficina, recebemos a equipe da TV Integração, demos entrevistas e mostramos nosso trabalho aos jornalistas, que até se entusiasmaram para entrar na brincadeira e acabaram desenhando com a gente!


Ainda estamos trabalhando nos detalhes finais de nosso trabalho, mas prometemos publicá-los aqui, no dia 31, quando nossa cidade estará completando seus 127 anos.

Valeu Hugo! Volte sempre!




Assista no link abaixo à matéria produzida pela TV Integração:

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Brincando com a imaginação


Olha aí gente!!! A turminha mais nova do Projeto Curupira brincando de criar seus personagens e contar histórias!

A roda estava calma, ansiosa pela surpresa! Dessa vez seria uma “mala maluca” muito gorda de fantasia... e muitas crianças gordas de IMAGINAÇÃO esperavam com seus olhinhos brilhando!! E ABRACADABRA!!! Brincando, pulando, rindo e compartilhando ideias com os amigos, a criançada se divertiu criando personagens e histórias inéditas com pitadas dos contos de fadas! 

Como diria Elvira Souza Lima:
Só se faz ciência e arte com a mobilização da imaginação




quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Estamos de volta!

Depois de um mês de férias, durante o qual descansamos, jogamos videogame, visitamos os parentes e assistimos muita coisa legal na TV, estamos - finalmente - de volta às oficinas de literatura! Em nossa primeira semana de atividades, conversamos sobre nossos própositos na oficina e no mundo; tivemos a oportunidade de entrevistar os colegas sobre a relação entre a literatura e as contribuições que podemos oferecer para a sociedade; interpretamos jornalistas numa atividade de apresentação dos integrantes da turma; e escrevemos lindos textos partindo da seguinte questão:


"Por que eu estou no mundo?"

Além de termos realizado nossa produção textual, tivemos momentos muito emocionantes e reforçamos nosso compromisso de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que possamos nos tornar cada vez mais humanos, por meio da experiência com a palavra literária; e para que tenhamos sucesso na produção e no lançamento do "Ideias Incontidas 4", previsto para 28 de novembro de 2015.

Confira abaixo o texto de Deborah Lopes Vicente:

Estou no mundo para ter um desempenho melhor, ajudar pessoas, ser mais companheira e mais amiga. Estou no mundo para brincar, ser divertida, chata às vezes, para estudar, criar textos e ter alguns lançamentos de livro. Mas também por uma coisa: viver a vida como deve ser vivida, ser feliz como sempre serei e ter orgulho do que faço.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Volta às aulas com muitos sorrisos

E começa o segundo semestre nas oficinas de Audiovisual!!!

Os participantes chegaram com gás total para realizarem lindas produções! E para começar o roteiro do nosso próximo filme, o que fizemos ? ... nós BRINCAMOS !!!

Montaram dois times com nomes bem interessantes:
                             PELOTÃO DA QUEIMADA  versus   PERIFERIA

Dessa linda brincadeira sairá nosso próximo filme. Vamos conferir os bastidores!?






Deu vontade de brincar né!? O que está esperando? VAMOS BRINCAR ...